[GTER] RES: Statefull firewall em frente a servidores

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Tue Jan 12 23:20:07 -02 2010

On Jan 12, 2010, at 8:07 PM, Paulo Henrique wrote:

> Sobre tal discussão passou pela a mente a existencia de uma solução de
> firewall integrada entre todos os AS onde no caso sobre determinadas
> circustâncias o trafego seja bloqueado já na sua origem, considerando
> que para tal filtro valer exija uma quantidade relativa de trafego
> destino a um unico host tendo como base de informação as tabelas de
> coneção de outros AS.
>
> Espero ter conseguido explicar.

Sinceramente, eu nao entendi..:-) de qualquer forma

Flow-spec permite 'anuncios' de filtros...pelo que sei nao existem implementacoes de flowspec 'entre AS'
Porem..filtros NAO sao a 'panaceia' para DDoS, as contramedidas para ddos geralmente envolvem uma inteligencia 'de camada superior' (authenticacao de SYN, de DNS, rate limiting por origem de requests que dao NXDOMAIN), ou historico de trafego ..