[GTER] Statefull firewall em frente a servidores

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Tue Jan 12 14:55:33 -02 2010

On Jan 12, 2010, at 11:23 AM, Rubens Kuhl wrote:

> As maiores redes em tráfego Internet do país usam stateless e estão
> contentes com isso. Contribuem para essa percepção:
> - A solidez mostrada na última década dos stacks IP de hosts
> (curiosamente temos mais problemas em stacks de roteadores do que de
> hosts...)

Acho que problemas era que a superficie de ataque em hosts era vista como maior, e mais gente 'esgotando' este caminho primeiro :-)
Eu mesmo em varios planos de prova/aceitacao para deployments, tive que ter o texto alterado para dar a entender que a simulacao PODE ou nao derrubar a maquina de teste... Dependendo de quanta 'paulada'  o cliente pode ter de simulacao de ataque..Tem casos em que o servidor de testes nao cai mais :-)..

> - Ser possível de forma stateless jogar fora diversas combinações de
> flags TCP inválidas ou indesejáveis (PSH, URG) deixando apenas
> possibilidades SYN/ACK/FIN/RST (e não todas as 16, apenas as válidas)
> em sistemas como o JunOS (set tcp-flags "syn|ack")

E' uma das mitigacoes defaults do TMS filtrar de cara algumas combinacoes invalidas mais obvias, "xmas tree" e TCP Null flags.. :-).
Quais seriam as ACLs padroes para IOS/IOS-XR e Junos para limpar estes 'galhos pequenos' ?