[GTER] Retorno para variavel em MS-DOS

Hilton Garcia Fernandes fernandesh at yahoo.com
Tue Jan 5 10:53:16 -02 2010

Prezado Fabricio,

antes de mais nada, grato por trazer uma discussão das antigas, daquelas que não se vê mais. :)

Infelizmente, não é possível fazer o que você deseja no MS-DOS -- até onde me lembro.

Este tipo de coisa, até onde sei, é exclusiva das shells dos sistemas POSIX (Linux, *BSD e Unix proprietários) -- provavelmente não está disponível nem nos shells mais modernos da Microsoft, já que eles passaram a usar como linguagem de script o VB Script.

(Talvez a melhor ideia seja mesmo tentar alguma coisa com VB Script, que tem muito mais suporte nos sistems MS-Windows.)

Estava nos planos da Microsoft transformar o MS-DOS em algo a cada dia mais Unix: eles tinham o Xenix, um POSIX. Assim, o MS-DOS 2.0 começou isso, o que foi seguido pelo 3. Mas em algum momento o MS-Windows surgiu e mudou esses planos.

Penso que, a princípio, o que o pessoal faria seria usar na linha de comando retornos de variáveis (isto permite implementar a lógica de seu programa .BAT) e para todo o resto fazer programinhas pequenos que trabalhariam à base de arquivos.

Se quiser conversar mais sobre isso, por favor escreva para mim pessooalmente (em PVT), que prometo tirar a poeira dos velhos livros de MS-DOS, que ainda não levei ao sebo: acho que eles não aceitariam...

Obrigado,
hilton