[GTER] RES: Navegação através de proxy transparente ficando lenta até parar...

Renato Frederick frederick at dahype.org
Sun Jan 3 06:12:18 -02 2010

Opa..

Vou deixar alguns comentários mas baseados em minha experiencia com BSD, que
é o que trabalho mais, mas creio que dá para adaptar ao seu cenário,
obviamente mudando a sintaxe e nomenclatura.

Como você verificou o I/O? Rodou um vmstat no momento do problema?
Tente ativar no fstab as opções "notail" e "noatime" na partição do cache,
até nos servidores que estão OK, para deixar a gravação de dados do cache
mais rápido.

Em linux o processo aufs é um sistema eficiente de pool de dados para o
squid ? No BSD o diskd tem um ganho fenomenal emcima do padrão ufs ou do
aufs.

Tive a algum tempo atrás um problema de core randômico e temporariamente
voltei para ufs para debuggar, mas após alguns minutos, e a navegação ficou
extremamente lenta como você relata, já que o processo do squid ficava só em
kqread(que no BSD indica que está esperando por entrada de dados externa),
ou seja, esperando o ufs ler o disco(que estava sem I/O) e entregar pro
squid.
No final o problema de core era um update mal feito da base do sistema, mas
ficou a dica do state kqread x UFS.

Quando a navegação fica lenta, o top mostra algum state anormal para o squid
ou para o subsistema do ufs? Talvez seja algo por aí.

Sobre o DNS, tente ativar um resolver local ouvindo em 127.0.0.1 para
eliminar problemas com o resolver do probedor.
Quando você fala que ativou suporte a High Memory(64 Gb), é algo relativo a
PAE? Ou o Linux é 64bits?  Pois no BSD 32bits, ao ativar o suporte a
PAE(para usar mais de 4GB ) só dá transtorno... hehee.

Por fim, tem algum motivo para não usar a série 3.0 do squid? Muita coisa
nele foi otimizada, incluindo aí o proxy transparente e o tproxy.

Este guia aqui[1] é velho(da época que o squid 3 era beta), mas parece ter
algumas dicas pra usar no ./configure, cita algumas que o pessoal aqui
sugeriu, dá uma olhada também!

[1]: http://blog.last.fm/2007/08/30/squid-optimization-guide
Abraços!