[GTER] ADSL e DSLAM.

Helio Loureiro helio at loureiro.eng.br
Sat Feb 20 13:01:19 -02 2010

> Escalabilidade de PPPoE é um pouco pior do que uma arquitetura com
> DHCP, mas numa rede onde o cliente pode colocar a configuração que
> quiser no modem é um melhor método de controle. Dentro dos
> concentradores PPPoE o Mikrotik com RB1000U me parece bem adequado.

Não entendo essa facinação por pppoe.  Usem direto dhcp com mapeamento
de VLAN/porta.  Funciona em todos os DSLAMs e era utilizado mais na
Sercomtel, até onde me lembre.  Em meus tempo de D-Link, usávamos
também em clientes corporativos.  Isso diminui o overhead nas células
ATM.

Quem começou com o pppoe foi a Telefonica por causa da autenticação no
provedor.  O resto pegou o efeito "Forrest Gump" e saiu correndo
junto.  Pra quem não precisa de provedor, use DHCP.  E selecione tanto
o DSLAM quanto o modem para o modo "bridged" (ou IPoA).

--
[]´s
Helio Loureiro