[GTER] ADSL e DSLAM.

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Fri Feb 19 12:59:02 -02 2010

Adicionando algumas coisas:

é recomendado o uso de stacked-vlan (ou Q-in-Q em outra terminologia).
Isto garantirá a identificação correta do assinante em caso de
investigação judicial.

Controle de banda no DSLAM x Controle de Banda no BRAS: esta é uma
decisão técnica/operacional. Se for feita no DSLAM, geralmente é feita
na sincronização da linha. Fazer o controle no BRAS requer que o BRAS
suporte tal funcionalidade. Controlando a velocidade no BRAS, você tem
uma outra vantagem, que é manter o gerenciamento centralizado através
do RADIUS.

Não sei em que nível de escala estamos falando, mas para grandes
ambientes, é interessante que o servidor de políticas seja o
responsável por isso. Você pode reconfigurar um usuário sem
desconectá-lo, enviando uma requisição do tipo CoA
(Change-of-Authorization). Sendo mais radical, você pode enviar um
Disconnect Request, mas isto gerará indisponibilidade para o
assinante.

Nos casos em que o gerenciamento não é centralizado, a coisa fica mais
manual: você necessita alterar as configurações de forma manual,
reconfigurando a porta do DSLAM. Ok, você pode fazer scripts para
isto. Mas e se você tiver mais do que um tipo de fabricante de DSLAM,
e se a gerência do DSLAM for somente gráfica, etc ? Nada disso é
impossível de fazer, mas as coisas começam a ficar complicadas para um
ambiente de larga escala.

Abs
./diogo -montagner