[GTER] Questões de roteamento para implantação de AS

Juliano NS julianons10 at gmail.com
Fri Dec 3 17:05:29 -02 2010

Rubens,

> Justamente por questões como esta que eu gostaria de sugerir uma
> mudança de premissa. Você disse que gostaria de ter full-routing...
> mas se é um provedor de hospedagem, e imagino que boa parte de seus
> acessos sejam de usuários nacionais, você poderia trabalhar bastante
> bem com partial-routing. Com rotas nacionais e de PTTs você já
> conseguiria atingir a maior parte da otimização de tráfego sainte.
>
> E com número limitado de rotas, poderia usar um switch-router (ex:
> Cisco Catalyst 3xxx, Juniper EX, Force 10), cuja característica é
> [...]

Fiquei muito interessado na sua sugestão e fui estudar as opções de
switch-routers indicadas.

Pelo que pude observar, fora a limitação de memória, os swich-routes
permitem gerenciar o BGP da mesma forma que um router dedicado, certo?

Estou pensando em ligar cada operadora de trânsito a um switch-router
de borda, com partial-routing. Um destes equipamentos ainda receberia
uma rota default enquanto o outro receberia o link do PTT e suas
respectivas rotas.

Neste caso, eu também usaria um terceiro switch-router como "core", em
configuração triângulo com o os dois switch-routers de borda, fazendo
sessões iBGP entre eles.

Será que é viável?

Agradeço pela ajuda!

Juliano