[GTER] Balanceamento e/ou Redundância - Cisco 1841

Rafael M. Koike r.koike at terra.com.br
Wed Dec 1 14:11:11 -02 2010

 Ele só precisa tomar cuidado com alguns sites que usam IP's
diferentes.
 Me parece que no Bradesco para cada aba de serviço voce é
direcionado para um servidor diferente.
 Neste caso com o balanceamento de links, o primeiro site do Bradesco
vai pelo IP de NAT A, depois quando voce clica em um serviço X voce
vai para outro servidor WEB com IP de NAT B. Dai o site vai ver que
tem 2 conexões de origem para a mesma conta e vai barrar.
 Isso pode ser contornado usando route-maps, mas ai voce perde o
balanceamento e alta-disponibilidade, já que voce está forçando um
um grupo de IP's de destino a sempre ir pelo lado A ou B e quando cair
A ou B eu acho que voce vai perder conectividade para este serviço.
 Esta é a unica excessão.
 On Qua 01/12/10 13:29 , Rubens Kuhl rubensk at gmail.com sent:
  Coloque duas (ou três) rotas default, todas de mesma métrica,
 apontando para os dois enlaces. Isso dará balanceamento.
 Você já vai ter alguma redundância pois as seriais tem protocolo
de
 enlace, e as rotas vão cair ... mas você pode melhorar a
redundância
 com uso IP SLA nas rotas estáticas para que elas caiam em cenários
 como falhas nos backbones dessas operadoras. Vide um exemplo de
 utilização em
 http://blog.ccna.com.br/2008/07/28/cisco-ios-ip-sla-tool/ [1]
 (Mas você só poderá usar ICMP Echo, ping, pois o ponto de teste
será
 em algum lugar da operadora).
 Rubens