[GTER] Balanceamento e/ou Redundância - Cisco 1841

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Dec 1 13:29:13 -02 2010

Coloque duas (ou três) rotas default, todas de mesma métrica,
apontando para os dois enlaces. Isso dará balanceamento.

Você já vai ter alguma redundância pois as seriais tem protocolo de
enlace, e as rotas vão cair ... mas você pode melhorar a redundância
com uso IP SLA nas rotas estáticas para que elas caiam em cenários
como falhas nos backbones dessas operadoras. Vide um exemplo de
utilização em
http://blog.ccna.com.br/2008/07/28/cisco-ios-ip-sla-tool/

(Mas você só poderá usar ICMP Echo, ping, pois o ponto de teste será
em algum lugar da operadora).

Rubens