[GTER] Delegação de reversos sem o uso da RFC 2317

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Aug 27 14:53:28 -03 2010

On 25-08-2010 17:59, MARLON BORBA wrote:
> http://homepage.ntlworld.com/jonathan.deboynepollard/FGA/avoid-rfc-2317-delegation.html
>
> "RFC 2317 style delegation breaks the convenience features of many DNS
> client and DNS server softwares, because it changes the name of the
> reverse lookup domain that is used to look up address to name mappings,
> replacing the standard one that is specified in RFC 1035 § 3.5. For
> example:"
>
> A argumentação me parece procedente. O que os senhores pensam?

A argumentação do cara é mais ou menos essa:

Se eu usar o RFC2317, eu não posso:

1. Usar uma funcionalidade do djbdns que gera a zona reversa, mas não
suporta rfc2317.

2. Usar uma funcionalidade do Windows DNS, que gera a zona reversa, mas
que não suporta rfc2317

3. Usar gambiarra do Windows DNS  que verifica se o DNS reverso e direto
estão coerentes (na base de dados do mesmo), mas não suporta rfc2317.

4. Não dá para usar o sistema de atualização automática de DNS via DHCP
da Microsoft em redes delegadas via rfc2317.

Portanto, ele conclui que usar o rfc2317 é uma má ideia.

https://lists.isc.org/pipermail/bind-users/2006-December/065123.html
ilustra alguns BONS motivos pelo qual a RFC2317 é utilizada.

A resposta, é claro, é adicionar suporte ao RFC2317 aos autoritativos em
questão, ou trocar para algum servidor autoritativo de respeito.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.