[GTER] Res: RES: Switches

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Aug 23 11:37:52 -03 2010

Resposta endereçada à lista por parecer ser a intenção do OP...

> Quando você fala que Extreme e Foundry não são bons com L3, o que exatamente
> você está dizendo? Problemas de desempenho com roteamento? Falta de
> funcionalidades? Lembro de alguns comentários no passado aqui na lista sobre
> a forma que esses dois fabricantes tratavam o roteamento mas não lembro o
> que foi dito exatamente. Mas.... isso já foi a muito tempo e fiquei atento
> aos equipamentos e continuo satisfeito.

Principal questão é no plano de dados, onde Extreme e Foundry usam em
99% de seus produtos demand-based-forwarding, em que algum tipo de
cache vai sendo construído conforme os pacotes para aqueles destinos
são recebidos. Em contraste a isso, Cisco e Juniper usam
topology-based-forwarding, que tem tempo de resposta fixo independente
de um pacote já ter ido ou não para aquele prefixo ou IP. Há pelo
menos uma combinação chassi+linecards da Foundr...Brocade que trabalha
por topologia, mas é a exceção na linha de produtos.

No plano de controle, o código de roteamento de Cisco e Juniper tem
bem mais km, mas com o passar do tempo é possível para Extreme e
Foundry já terem melhorado bem, especialmente em IP padrão (não MPLS,
por exemplo).

> Temos aqui tanto Extreme quanto Foundry e não tenho queixas do trabalhos
> deles. Eles são de "tamanhos" diferentes mas desempenham muito bem os seus
> respectivos papéis. Eles tem umas firulinhas mas nada diferente de nenhum
> dos outros fabricantes que trabalhei até hoje e basicamente é conhecer o
> equipamento para deixa-lo funcionando bem, como os outros fabricantes
> também.

O XOS parece ter uma curva de aprendizado menos íngreme, o ExtremeWare
se mostrou bastante difícil para começar. Ainda bem
que trocaram.
Foundry é bem, bem fácil de aprender.

> Também temos Dell, modelos bem mais simples mas também atende bem para o que
> se destina e não temos reclamações. Ele tem uma frescura com o uso de cpu
> com o uso intenso de snmp, mas não notamos impacto no desempenho dele por
> causa disso.

Se seus Dell forem mesmo EdgeCore, cuidado com ACLs e spanning-tree. E
em L3 só digo "Run for your life", eu peguei bugs impressionantes como
não conseguir seguir rotas estáticas dependendo do IP/máscara...

Rubens