[GTER] RES: O "mito" da latência satelital.

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Tue Aug 3 19:46:37 -03 2010

Um unico router não ajuda em nada, mas subir vários routers ajuda.

A idéia é reduzir o número de HOPs satelitais.

Por exemplo, não existe caminho direto do Brazil para a Russia por
Satelite.  Tem que subir e descer duas vezes, ou pegar metade do caminho
por fibra.

Com roteadores no espaço, os pacotes seriam roteados no espaço.
Subiriam em um satélite, pulariam para outro e desceriam direto no destino.

Eu achei que já tinham desistido dessa idéia.  Comunicação por fibra
submarina é tem banda bem maior e latencia bem menor.  O custo de
implantação inicial é alto, mas me pareceu muito mais eficiente.

A menos que o objetivo secreto seja dominar a tecnologia para rotear até
Marte.   ;-)

                                        Jonny

--
João Carlos Mendes Luís - Computer&  Networking Engineer
jonny at jonny.eng.br