[GTER] O "mito" da latência satelital.

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Tue Aug 3 11:59:27 -03 2010

On Tue, 3 Aug 2010, Rubens Kuhl wrote:

> Um dos detalhes do sistema de satélites de latência menor (por serem
> de órbita média ao invés de geosíncrônica) da O3b  é exatamente ter
> rastreamento de dois satélites, mas a janela de sobreposição (visada
> para dois satélites) é breve e não sei se conseguirá cobrir todo o
> período de alinhamento do Sol.

O O3b tem um outro probleminha: a banda Ka é sensível à meteorologia,
assim como Ku e K, ela não gosta de gelo no caminho. Mas as 'outages' por
conta do sol e do gelo nas nuvens é tão tolerável quanto na TV por
satélite, claro que este assinante da Sky fica p*o da vida quando o sinal
cai bem na hora do gol de seu time...