[GTER] O "mito" da latência satelital.

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Aug 3 11:42:04 -03 2010

> Vai precisar de pelo menos duas antenas bem distantes entre si, ou de dois
> satélites diferentes (e duas antenas que poderão estar perto umas das
> outras) para conseguir qualquer quantidade significativa de noves.
>
> Caso contrário, toda vez que o Sol passa no foco da antena, o SNR do
> downlink vai a zero (negativo, na verdade).

Um dos detalhes do sistema de satélites de latência menor (por serem
de órbita média ao invés de geosíncrônica) da O3b  é exatamente ter
rastreamento de dois satélites, mas a janela de sobreposição (visada
para dois satélites) é breve e não sei se conseguirá cobrir todo o
período de alinhamento do Sol.

http://www.o3bnetworks.com

Rubens