[GTER] Restrições em circuitos layer 2

Herbert Faleiros herbert at scw.net.br
Sun Apr 25 00:37:25 -03 2010

2010/4/23 Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com>:
> O fato de que apenas xSPs tenham demanda para esse nível de
> transparência WAN não deve ajudar muito a estimular as operadoras a
> ter um produto com essas especificações, pois isso iria requerer um
> upgrade significativo de porte de equipamentos.

assim vai ficar difícil a adesão em massa aos PTT's (os pequenos já
"emperram" na hora implementar BGP e/ou adquirir ASN + CIDR,
felizmente não foi o nosso caso, imagina então ser impossível
contratar um circuito "devidamente especificado" para ligar-se a um
PIX membro de um PTT?). Imagina se a única maneira de um "pequeno"
entrar num PTT for contratar espaço num datacenter, alocar um roteador
ou switch lá dentro, ligar o NOC do AS ao datacenter via equipamento
próprio lá alocado e de lá entrar no PIX?

Só mais complicação técnica e custos sempre elevados (tornando não
atrativo frente aos benefícios)...

A operadora já é um PIX, então nada mais simples e descomplicado do
que usar os recursos que eles já tem p/  entrar no PTT.

A idéia de um PTT não é descomplicar? (dentre diversos outros
objetivos mais específicos)

Se o "tecnicismo burocrático" das operadoras prevalecer sobre bem
comum, pelo menos em relação à "descomplicar" a coisa caminhou p/
trás. Parece aquela mesma desculpa que as operadoras dão p/ não
implementar IPv6 (custos). Ninguém aqui está pedindo nada de graça.

Não fui eu quem especificou a tecnologia a ser adotada, apenas apontei
uma solução p/ o problema (encapsular os MAC's).

No meu entender um "clear channel" não deveria ter restrições tolas
como as que aparentemente vem causando este problema (se é que a causa
é essa mesma). Ou alguém acha que um MAC flooding dentro do PTT se
propagaria p/ os circuitos da operadora?

No meu entender o produto foi mal "desenhado" na pré-venda (não
atentaram à todas as particularidades técnicas inerentes ao PTT, que
ao meu ver são simples de atender, ou seja: transparência na camada de
enlace e suporte a QinQ! Nada do outro mundo).

Foi contratado um "clear channel" cujo fim seria a interligação de um
AS diretamente com um PIX membro de um PTT. A operadora em questão
sempre tem sido pioneira em relação à novas tecnologias e produtos
(nunca tive problemas com eles para ativar BGP, nem implementar
trânsito nativo com IPv6 e muito menos durante a ativação desse
circuito "peculiar", dentre outros projetos), eles sempre se mostraram
disponíveis a resolver os eventuais problemas e obstáculos (bem
diferente do nosso último "parceiro").

MAC-in-MAC foi a solução que eu encontrei p/ não impactar a
infra-estrutura da operadora, existem outras mais simples (se a causa
for mesmo limitações/restrições em relação ao tamanho da tabela de
endereços de hardware). PTT é (deveria pelo menos) ser um ambiente
controlado, portanto deixar passar um /24 (endereços de hardware) pelo
QinQ não parece algo de outro mundo.

Enfim, a operadora tem se mostrado disposta a solucionar a
intermitência que reportei. Se não for possível com certeza
encontraremos outra forma de resolver.

--
Herbert