[GTER] Restrições em circuitos layer 2

Herbert Faleiros herbert at scw.net.br
Fri Apr 23 12:31:11 -03 2010

2010/4/23 Toledo, Luis Carlos <lscrlstld at gmail.com>:
> Mas o que vc imagina fazer? Que cada IPxMac de seus clientes vá parar na
> tabela arp do outro lado?

Olá,

o circuito a que me referi é um clear channel que compramos p/ nos
ligarmos ao PTT Metro em SP. É requisito do PTT que haja transparência
de endereços L2, ou seja, eu tenho que enxergar todos os MAC's de
todos que estão no PTT (e eles tem que me enxergar). Como deve
imaginar são cerca de 200 endereços e operadora nenhuma fica feliz com
uma tabela desse tamanho nos equipamentos deles (p/ atender um único
cliente).

A operadora até aumentou as entradas disponíveis (e foram muito
solícitos na questão do QinQ), mas pelo que percebi ela enche por
algum motivo e o circuito para de funcionar.

Não sei se a causa é "vazamento" de endereços no PTT (já que às vezes
aparecem endereços estranhos todos provenientes de participantes do
PTT, eu chequei) ou se isso ocorre dentro da própria operadora (já que
são muitos equipamentos). O engraçado é que a coisa parece um relógio,
a cada 10 dias para de funcionar, ou seja, nada de conectividade (o
engraçado é que o peering em IPv6 não para).

O meu lado está em ordem (sem proxy-arp nas interfaces e só 1 endereço
entrando).

O PBB [1] (802.1ah on Provider Backbone Bridges) a que me referi
resolve esse problema, pois ele é um MAC-in-MAC [2] (MAC Tunneling
Protocol - MTP) semelhante ao que é feito com QinQ p/ vlans, mas
parece que só a Cisco implementou isso e é em poucos equipamentos.

Acho que resolveria, não? Alguém tem mais alguma idéia?

[1] http://www.cisco.com/en/US/docs/ios/cether/configuration/guide/ce_mac_evc_pbb_ps6922_TSD_Products_Configuration_Guide_Chapter.html#wp1061191

[2] "It also separates the user MAC address space from the provider
MAC address space which means that only the edge bridges are aware of
the customer MAC addresses, and that only the core bridges are aware
of the provider addresses".

Até,

--
Herbert