[GTER] Restrições em circuitos layer 2

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Apr 23 10:55:58 -03 2010

Qualquer tunelamento precisa de suporte nas duas pontas, então só vejo
dois caminhos:
1) Avaliar com a Engenharia do PTT-Metro se o equipamento do PIX onde
você está tem e continuará tendo no futuro suporte a a algum tipo de
MAC-in-MAC. Se for padrão como 802.1ah(PBB) melhor, se for
proprietário, não bom mas factível.
2) Mudar de um PIX de operadora para um PIX em datacenter, e lá
hospedar um equipamento seu. Aí você poderá fazer PBB, EoMPLS,
EoPPPoE, EoIP, if_tap, o que te der na telha...

Ao que me parece 802.1ah (PBB) continua sim restrito ao 7600 com ES40
dentro da Cisco, que tem bem mais soluções de EoMPLS/VPLS/H-VPLS do
que de PBB.

Rubens