[GTER] greylist: usar ou não usar, eis a questão

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Wed Sep 30 22:56:02 -03 2009

On Wed, 30 Sep 2009, Rejaine Monteiro wrote:

> olá pessoal,
>
> quantos de vocês utilizam greylist como técnica de combate ao spam?
> tenho utilizado com sucesso durante muito tempo, porém volta e meia me
> deparo com reclamações de usuários a respeito de um outro outro email
> que 'não chega' ...

minha experiência: USAR! com tempo de geladeira bem curto.

esse tipo de reclamação é como os buracos no asfalto da rua, ignore
solenemente. ou explique que e-mail não é instantâneo e que volte daqui a
uns dois dias. ;-) se você pautar sua administração pela opinião
imediatista de ignorantes, pode esperar o desastre para o futuro.

> como o reenvio não depende de nenhum parâmetro relacionado ao greylist
> em si , mas sim ao parâmetro de retransmissão configurado no servidor
> que está enviando a mensagem (que é bastante variável) então fico num
> dilema danado entre o benefício do greylist vs satisfação do usuário..

o usuário fica muito satisfeito pela sensível redução no spam. convém
dispensar da geladeira mensagens que passarem em outros testes, tipo SPF
(se bem que ultimamente tenho visto umas barbaridades em SPF, talvez seja
assunto para a próxima reunião do GTER) ou DKIM. também é bom manter uma
lista branca de enviadores notáveis e bem conhecidos.