[GTER] Ajuda com o Generate do Bind

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Wed Sep 30 19:34:49 -03 2009

Rosauro,

On Tue, Sep 29, 2009 at 07:40:31PM -0300, Rosauro - RLINE wrote:
> Boa noite Pessoal,
>
> estou configurando o reverso para um /21 onde a maioria destes ips será
> ips de acesso de clientes, entao gostaria de configurar o reverso usando
> a funcao generate do Bind, eu já utilizo ela na configuracao de bloco
> /24, mas agora em um /21 fiquei na duvida como ajustar a configuracao
> para isso.
>
> no /24 eu uso assim:
>
> $GENERATE 1-254         $       PTR clientes-$.dominio.com.br.
>
> Alguém usa o generate com blocos maiores que /24 ? se sim poderia me dar
> uma dica ?

Infelizmente não há muita mágica que possa ser aplicada
aqui.... reverso não é "classless", aka 8 bit boundaries.

O reverso para um /21 tem que ser provido por oito zonas diferentes,
uma para cada /24, e ai o PTR deverá trata isto adequadamente, algo
como X-Y-(zona)-(variável-do-generate).dominio.com.br, por exemplo.

> Atenciosamente,
>
> Rosauro Baretta

Fred