[GTER] [OFF] Inkscape: alternativa livre ao MS Visio !

Gustavo Campos guhcampos at gmail.com
Mon Sep 28 10:52:51 -03 2009

Carlos, colega;

O problema do Inkscape não é falta de ícones ou de uma biblioteca
legal, são as funções pra diagrama mesmo... o auto-routing dele ainda
está engatinhando (já dá pra usar legal, mas não é nem um pouco
intuitivo), o grid dele ainda confunde muito, enfim - ele não é um
programa pra criação de diagramas, é um software pra desenho vetorial
genérico, tanto quando o Corel Draw, Adobe Illustrator ou o Macromedia
(agora Adobe) Freehand.

Nessa linha o Xara Extreme é muito bom também.

Já o Dia e o Visio são específicos pra diagramas, e com isso há
algumas funcionalidades que podem fazer a diferença, principalmente
quando o diagrama cresce muito.

Mas os últimos, 3 ou 4 diagramas que fiz, usei o Inkscape mesmo, até
porque aqui os diagramas eram mais ilustrativos mesmo =)