[GTER] RPR e Metro Ethernet

Igor Giangrossi igiangrossi at yahoo.com
Thu Sep 24 17:38:52 -03 2009

Hoje em dia existem pouquissimas implementações novas de RPR, já que outras tecnologias apresentam vantagens técnicas e principalmente econômicas que desencorajam sua utilização. Um dos grandes problemas que fez com que o RPR não tivesse tanto sucesso é o fato de ele utilizar uma camada física determinística, tornando-a muito cara quando comparada ao Ethernet.

Hoje em dia, a maioria das redes utiliza Ethernet como tecnologia física, e o plano de controle geralmente é baseado em MPLS ou mesmo em protocolos Ethernet nativos.

O MPLS é o mais utilizado por ser muito maduro, permitir prover serviços de camadas 1, 2 e 3, e prover recuperação semelhante ou até melhor que uma rede determinística através de MPLS-TE/Fast Reroute. Existe também uma iniciativa de IP Fast Reroute no IETF que permitirá tempos de convergência iguais ao MPLS-TE/FRR sem a utilização de RSVP-TE.

Outra opção seria um anel Ethernet nativo com um plano de controle orientado a este tipo de topologia. Claramente o Spanning Tree não é uma boa alternativa, então alguns fabricantes começaram a desenvolver soluções proprietárias (EAPS da Extreme, REP da Cisco, etc) para prover recuperação rápida em anel como alternativa ao STP. Hoje existe um padrão sendo desenvolvido no ITU (G.8032) para um protocolo de controle para redes Ethernet em anel.

Em resumo (para não estender muito o email), eu avaliaria soluções baseadas em Ethernet, pois além de existirem muito mais alternativas no mercado, apresentam uma relação custo benefício muito mais atrativa.

[]s
Igor