[GTER] Demanda inesperada pelo 3G gera problemas na telefonia móvel.

Fabio Oliveira fabio at ipway.com.br
Tue Sep 22 21:21:55 -03 2009

On Mon, 21 Sep 2009 13:33:06 -0400, Julio Arruda
<jarruda-gter at jarruda.com>
wrote:

> Pelo que lembro vagamente, vai pelo backhaul POREM e' separado.
> Creio que vai tudo at um PCUSN, que faz a parte de abrir a voz, e passa
> os dados em separado.
> Na solucao da NT, eram T1s (ou E1s) em separado para cada tipo de
> trafego, o de dados era se nao me engano, Frame-relay do BSC ate o SGSN
> (?).
Sim, o Julio tem razão, na topologia o elemento de rede BSC (rede 2 e
2,5G) ou RNC (3G) é o responsável por identificar o tráfego via as
PCU(packet control units), e se for um tráfego de dados deve encaminhá-lo
para o mundo "packet switched - SGSN e GGSN" e se for voz vai por "Circuit
switched - MSC (Centrais que se comunicam via SS7) para encaminhamento da
chamada até rede destino (móvel ou fixa).

Para dados algo assim:
móvel (chamado UE-user equipment) ---- node B (BTS) ---- RNC ---- SGSN
----GGSN ---- Internet

E no 3G na interligação da RNC até o SGSN, ao invés de Frame-Relay já se
utiliza ATM ou direto IP/sdh, com circuitos STM-1 e nas principais
localidades SMT-4 até o Core de dados.

O grande gargalo é no acesso RF dos devices (UE) até as antenas BTS, onde
os timeslots alocados para cada chamada priorizam o tráfego de voz sobre o
de dados, por isso da diferença de throughput em cada localidade, sem
contudo evitar as quedas ou não disponibilidades de chamadas de voz.

Vale lembrar que estamos na 1a. fase do 3G, já existe nova release
(www.3gpp.org) em implantação que contempla por exemplo feature de carrying
de voz em redes de pacotes chamado CSoHSPA (Call Swithed over High Speed
Packet Access), Nokia Siemens e Ericsson estão em testes com algumas
operadoras.

abs,
Fabio

Inside.<http://www.tiinside.com.br/News.aspx?ID=149538&C=265>