[GTER] BGP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Sep 9 23:08:35 -03 2009

Diogo,

Tem um design de multi-hop que eu vi a Cogent utilizar que é
interessante, uma sessão BGP single-hop com o roteador de acesso só
com as rotas internas da operadora, e outra com o roteador de
network-edge com full-routing.

Assim, o tráfego entre o backbone da operadora, clientes da operadora
e demais acessos internos seguem caminho do IGP.
Isso diminui a preocupação com a perda de eficiência econômica do backbone.

Há "pegadinhas" como detecção de falha e evitar que a sessão multi-hop
feche por um outro acesso do cliente, mas todas são equacionáveis sem
despesas depois de desenvolvida uma solução.

Rubens