[GTER] Adição de novo link em backbone IP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Sep 4 17:56:03 -03 2009

>   O caso é esse, interfaces de 2.5G com DWDM. Considerei os argumentos do custo que aproximaria da solução de um novo enlace entre os pares de nós críticos.
>   Estamos tratando o fato de um crescimento de tráfego entre estes pares tendendo a permanecer com este comportamento (apontado por ferramentas de simulação).
>   Também pergunto a Rubens e demais amigos: Que situação a solução do baleanceamento, dado por Rubens, poderia apresentar instabilidade futuramente?

Depende da confiabilidade de
- Plano de controle dos roteadores envolvidos
- IGP (IS-IS ou OSPF),
- Meios físicos

Se algum esses fatores tiver credibilidade questionável, você tem
risco de instabilidade.

Lembrando que a mudança de topologia(adição de novo enlace) também
pode ser um fator de instabilidade.. quanto mais caminhos, mais
complexa é a dinâmica da rede. O algoritmo SPF já é bem consolidado
atualmente, mas o RSVP reintroduziu uma certa imprevisibilidade
controlada na rede.

Você não citou nem deve citar de qual operadora se trata, mas a título
de exemplo eu pensaria muitas vezes em fazer as alterações de
topologia no backbone da Telefônica com todos os roteadores na mesma
hierarquia de IS-IS... se já estiver mais dividido L1/L2 como deveria
ser, quem sabe.

>   Comparando a duas soluções, a adição do novo enlace não poderia ser mais definitiva?

Numa rede com o nível de crescimento que se tem hoje nas redes IP,
nada é definitivo.
O outro enlace terá maior sobrevida dados os padrões de tráfego que
você observa hoje, e podem não ser mais tão relevantes depois.

De uma visão de ROI, eu não construiria já essa rota não.

Rubens