[GTER] cabos de rede soldados

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Oct 30 10:20:36 -02 2009

davi peres wrote:
> Se alguém precisar de uma pasta de dentes para passar no cd me avise.
> Também dizem que funciona.

Não tem nada de gambiarra em usar procedimento de polimento fino para
remover sulcos rasos, e estas pastas de dente "para deixar mais branco"
são *excelentes* cremes de polimento fino em materiais não muito duros.

Sim, funciona, se o "artesão" for bom.  A parte "de baixo" do CD e do
DVD é apenas para sustentação mecânica, e pode sofrer polimento, desde
que fino o suficiente para não induzir erros de leitura demais, e não
desbalancear o disco.

Se o polimento for feito na direção radial, o FEC do CD vai conseguir
corrigir eventuais erros: o objetivo do polimento é remover o suficiente
dos riscos não-radiais para o laser da pickup não perder a trilha, e
para o FEC conseguir corrigir os erros que sobrarem.

É como usar álcool isopropílico 99% e lenços de alta qualidade para
limpar o ferrolho do conector de fibra: não tem nada de gambiarra.  O
álcool destrói a maior parte dos compostos oleosos e gordurosos o
suficiente para a sua fácil remoção, e pode apostar que seu nariz é
sensível o suficiente para obrigar os fabricantes de lenços de alta
qualidade a utilizarem papel com um índices de abrasividade algumas
vezes menores até que o de certos paninhos de "microfibra", com a
vantagem de ter alta absorção, que vai ajudar a migrar os resíduos para
longe da fibra se o lenço estiver saturado com Álcool.

Saber escolher ferramenta e processo é parte da engenharia, e uma parte
bem importante, diga-se de passagem.

Não estamos falando de "informática", e sim de telecomunicações.  Esta
área é regulamentada (e *muito*).

O que falta é fiscalização e punição.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.