[GTER] cabos de rede soldados

Carlos Felipe cfelipe at infocorp.com.br
Thu Oct 29 12:09:31 -02 2009

Caros,

Estive em uma empresa e lá descobri que vários cabos de rede (UTP Cat5)
foram soldados.
Eu comentei que desconhecia o procedimento, e acreditava que isso estava
completamente fora das normas, mas o técnico refutou a minha opinião,
dizendo que se o procedimento não danificasse muito o trançado do cabo, e os
pares fossem devidamente isolados, seria melhor que um conector fêmea/fêmea
RJ45 entre os cabos. Procurando pelo Google encontrei alguns sujeitos que
fazem isso,mas não documentação técnica a respeito.

Olhando as normas 568B e 569B, não vi nenhuma referência a mecanismos de
união/extensão de cabos UTP.
Alguém aqui conhece alguma norma que trate disto, ou isto não é tratado
simplesmente por não ser previsto?

Grato a todos pela atenção,
João Lacon.