[GTER] Controle de Banda

Renato Frederick frederick at dahype.org
Sun Oct 25 01:17:48 -02 2009

Olá Paulo

Funciona tranquilamente com o nat, tomo o cuidado de só jogar pra regra de nat o tráfego que realmente precisa sofrer NAT. Parece óbvio mas em um pequeno cenário não dá diferença, mas quando falamos de milhares de clientes a coisa muda.

Nunca tive problema com NAT no ipfw, nem nos "PIPE", mas é necessário ter atenção na hora de criar a regra, usando a sintaxe "in via" e "out via", etc, exatamente para garantir que a velocidade entregada seja a contratada.

Com isto + device  pooling e placas de rede de qualidade em servidores de "grife", tudo fica tranquilo. Dá até para avançar um pouco mais e adicionar squid + tproxy e por aí vai.

Já tive problemas de interrupt consumindo recursos de CPU, mas  o cenário era com placas de rede eram genéricas, o que muda totalmente o assunto.