[GTER] RES: [OFF] Routerboard

Otacílio otacilio.neto at ee.ufcg.edu.br
Thu Oct 22 09:20:34 -02 2009

Luiz Otavio O Souza wrote:

> Otacílio,
>
> Não é bem assim... se você ler os forums do openwrt sobre a RB450 você
> vai ver que a MK faz jogo duro mas já liberou boa parte do código que
> ela utiliza.
>
> Jogo duro porque no começo ela enviava os drivers (de rede por exemplo)
> para quem pedisse (algumas vezes, claro), mas não liberava publicamente
> esse código.
>
> Hoje, conforme falamos aqui na lista, o suporte do linux é 100% e o
> FreeBSD também não esta deixando a desejar (embora ainda não esteja no
> [...]

Otávio, nós dois sabemos que se usar código GPL tem que ter a mesma
licença (GPL) e essa diz que os fontes devem ser distribuídos sim. Se
não usar código GPL mas usa bibliotecas GPL não pode ser linkado
staticamente com estas. Agora, como estão estes drivers do kernel Linux?
São módulos? São hacks no kernel? Se for hacks ou drivers staticos tem
que distribuir sim. Pode até cobrar, mas tem que fornecer os fontes.
Eles devem distribuir qualquer código feito baseado em código GPL.
Agora, com o kernel do Linux todo GPL fica difícil acreditar que os
diferenciais deles não usam código GPL.

Bem, é só minha opinião, não me levem a mal.