[GTER] RES: PhishingScams bancários

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Thu Oct 22 08:58:26 -02 2009

Marcio Merlone wrote:

> Eu uso as assinaturas tanto do malware quanto do SanesSecurity. Sobre
>  o seu comentário eu pergunto:
>
> Hein?
>
> Sério, não entendi a tal "cola". Já aproveita e exemplifica que tipo
>  de problemas....

Cola:

amavisd-new e outros programas do estilo que fazem a interface
entre os MTAs e os filtros de conteúdo (SpamAssassin, DSPAM, clamav,
outros AVs...).

Olhe a documentação de "@virus_name_to_spam_score_maps" do amavisd-new.

Problemas:

Todas as listas anti-spam podem conter falsos-positivos, algumas das
distribuídas pela sanesecurity são inclusive consideradas como de
alto-risco para falso-positivo.  Você deve utilizar as assinaturas nelas
para SCORING, ou seja, uma informação a mais que "empurra" a mensagem na
direção de ser considerada SPAM.  Quanto maior o risco de falso
positivo, menor o score (peso) que você deve dar para aquela assinatura.

Lembrando que 99% das instalações descartam (ou colocam em quarentena
e limpam após um tempo) qualquer coisa que o clamav considerar que é
vírus, não é nada conveniente confundir SPAM com vírus, e pode causar
perda (silenciosa) de mensagens falso-positivas.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.