[GTER] PhishingScams bancários

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Wed Oct 21 10:36:11 -02 2009

    na briga contra o SPAM e phishing, bom mesmo é fazer aquela coisa
que em outros casos é ruim: atirar pra todos os lados :)

    Todas técnicas ajudam .... nenhuma delas 100% .... mas vai juntando
80% daqui com 70% dali com 85% de lá com 80% acolá ..... uma hora você
chega num ponto bem próximo da situação ideal.

    outra coisa eficiente DEMAIS que faço é controle pesado de
navegação, isso em ambientes corporativos, claro. Dificil pensar nisso
em ambiente provedor. A maioria dos funcionários só acessam o que está
cadastrado numa lista branca. Mesmo que ele receba o email e clique, o
squidão vai bloquear e ele vai ver uma linda telinha de 'acesso negado'.

    Em vários ambientes que implementei controle de navegação por lista
branca, já a alguns anos, vírus/malware é somente algo que ouvimos falar
.... é inacreditável como essa ação isolada (sim, é complicada, gera
resistência, gera manutenção pra equipe de TI, etc etc) traz.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br