[GTER] [OFF] Routerboard

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Wed Oct 21 09:31:17 -02 2009

Leandro Moreira escreveu:
> Leonardo,
> Você acha possivel por exemplo rodar alguma versão do debian, estou
> perguntando isso nao por preguiça de buscar no google mas caso tenha como,
> vou investir meu tempo na busca de uma forma de fazer o debian rodar bela.

    Cara ..... não sei .... confesso que desde quando comecei a usar
Linux em RouterBoard eu fui direto pro OpenWrt, nunca tentei nada diferente.

    Tenho certeza que com 10 minutos de Google você descobre se é
possível e, se tiver sorte, já descobre o link de onde baixar e o
tutorial de como instalar :)

    Mas não se iluda .... Linux num dispositivo desse nunca vai ser um
Linux 'normal'. A instalação, por exemplo, é sempre feita via rede. A
customização do OpenWrt é sempre feita numa outra máquina, através de
cross-compiling (compilar em uma plataforma - i386 ou x86_64 por exemplo
- e gerar código binário para outra - MIPS no caso da RB450) ... tem
muito detalhezinho.

    O lance da restrição de memória e HD também é bem crítico, se bem
que na nova RB450G isso foi bem melhorado (RB450 = 32Mb RAM e 64Mb HD,
portas 10/100, RB450G = 256Mb RAM, 512Mb HD e portas 10/100/1000).

    Seja Debian, seja qualquer outro, nunca vai ser 100% igual ao Linux
numa máquina grande.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues