[GTER] PhishingScams bancários

tHiaGo aLencAr thiago.alencar at filhosdezadoque.com.br
Wed Oct 21 08:43:15 -02 2009

Estava analisando a possibilidade de criar uma regra pra bloquear as
mensagens de phishingscam bancárias como do Bradesco ou do Banco do
Brasil através os IPs autorizados na entrada TXT do domínio, mais é
complicado pois estas instituições não informam corretamente todos os
IPs que usam.

Exemplo:

Caso eu criasse uma regra pra só aceitar "envelope-sender=
*@bradesco.com.br" dos IPs indicados no TXT, muitos não chegariam pois
pelo que vi em um dos e-mails que um amigo recebe do Bradesco, os IPs
usados no envio são do domínio infobradesco.com.br.

Em outro exemplo, fui consultar o bb.com.br e pra minha surpresa, eles
não informam nada na entrada TXT.

As instituições não colaboram muito desta maneira.

Gostaria de uma indicação de meios efecientes pra tentar bloquear grande
parte destes phishingscams.

Sei que seria inviável criar esses filtros de e-mail spoofing pra todo o
meu recebimento, devido muitos dominios não configurados corretamente em
suas entradas TXT e reverso de DNS, mais pensei em fazer isso pelo menos
pra domínios bem conhecidos e muito usados pelos golpistas.

Agradeço toda ajuda e indicação dos amigos,

[]s

Thiago Alencar
São Paulo - SP