[GTER] Site Fiat 500 acusando virus

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Tue Oct 20 14:11:45 -02 2009

Olá Douglas,

Isso tem sido cada vez mais frequente.

Algum vírus infectou o computador da rede do pessoal que atualiza o
site e capturou a senha de FTP.

Antigamente a estratégia do vírus era ler os arquivos .ini dos
programas de FTP (WS_FTP, Filezilla etc). Agora estes vírus evoluiram
e até mesmo sniffam a rede a procura de senhas de FTP. Uma vez
encontrada a senha, o computador infectado notifica algum servidor
remoto sobre qual esta senha.

E este servidor remoto delega outros computadores para alterarem o
conteúdo do site. Primeiramente editavam somente arquivos index*.* e
default*.*. Agora estes vírus editam diversos tipos de arquivo, entre
eles .html, .asp, .php ,.js, incluindo uma tag <script> ou <iframe>,
sempre puxando conteúdo de servidores externos.

Algumas precauções:

1) Utilizar SFTP ou SCP, para que a senha não seja trafegada em texto
simples.
2) Não armazenar senhas nos programas de FTP. Usar, por exemplo, um
gerenciador de senhas, como o KeyPass
3) Não usar hubs, porque os sniffers só capturarão as senhas se puder
escutá-las na rede.
4) Para quem puder fazer isso, restringir o acesso FTP por IP. Por
exemplo: se você só atualiza sites a partir de conexões Internet no
Brasil, porque permitir o mundo inteiro logar no FTP com sua conta?
5) Terminar cada script ASP ou PHP com um comando para encerrar a
execução da página. Uma página .asp, se terminar com Response.End,
mesmo se for infectada, não exibirá o código malicioso adicionado ao
final do arquivo pelo virus.