[GTER] [Fwd: BitTorrentCache]

Otacílio otacilio.neto at ee.ufcg.edu.br
Mon Oct 19 01:34:24 -02 2009

Liberei uma versão para testes do BitTorrentCache.
Atualmente ele mostra quem está fazendo download de torrent (IP) que
torrents estão sendo baixados e quanto do seu tráfego é torrent.
Está rodando no FreeBSD.
Quem quiser fazer testes ou me ajudar de alguma forma me envie um e-mail.
Segue em anexo e-mail com instruções de instalação.

[]s
Otacílio

Pessoal, bom dia.

Segue um anexo um checkout do meu repositório do BitTorrentCache.
Atualmente ele já é capaz de observar quem está fazendo download de
torrents, que torrents estão sendo baixados, e quanto da banda está
sendo consumido com torrents.

Para instalar você deve:
1.Verificar se possui todas as dependências com versões iguais ou
maiores a: gettext-0.17_1 libiconv-1.13.1 postgresql-client-8.3.7,1
heimdal-1.0.1_1 openldap-client-2.4.18

2. Descompacte o tar.gz que enviei em anexo.

3. No diretório SGBD você encontra os scripts de criação do banco de
dados utilizados pelo BitTorrentCache. Crie o banco de dados em um
servidor PostreSQL.

4. No diretório raiz do projeto execute como root um:
    make pkg_FreeBSD

5. Edite o arquivo /usr/local/etc/trackerd.conf onde:
    porta -> Porta que o divert deve enviar os pacotes.
    pgsql_port -> Porta em que o servidor PostgreSQL está ouvindo.
    pgsql_host -> Host em que o servidor PostgreSQL está rodando.
    pgsql_dbname -> Nome do banco de dados no PostgreSQL.
    pgsql_user   -> Usuário para login no PostgreSQL.
    pgsql_password -> Password para login no PostgreSQL.

6. O trackerd utiliza memória compartilhada para comunicação entre
processos. Talvez você precise aumentar as suas configurações de memória
compartilhada. Você pode rodar um
$ sysctl -w kern.ipc.shmall=32768
$ sysctl -w kern.ipc.shmmax=134217728
$ sysctl -w kern.ipc.semmap=256
E depois editar o /etc/sysctl.conf para ficar permanente depois de um reset.
kern.ipc.shmall=32768
kern.ipc.shmmax=134217728
kern.ipc.semmap=256

7. O trackerd utiliza pacotes "diverted" pelo kernel. No FreeBSD você
deve ter um kernel compilado com a opção:
options IPFIREWALL
options IPDIVERT
ou então adicione um
ipfw_load="YES"
ipdivert_load="YES"
no seu loader.conf para carregar o módulo.
Se você não quiser recompilar o seu kernel você pode carregar o módulo
com um kldload ipdivert

8. O trackerd utiliza o syslog para exibir as mensagens de erro. Utilize um
tail -f /var/log/messages
para acompanhar as mensagens do programa.

9. Edite o arquivo
/usr/local/etc/rc.d/trackerd
na linha
ipfw add 500 divert 2508 tcp from any to any via wpi0
Provavelmente você vai precisar mudar a sua interface de rede de wpi0
para alguma outra. Talvez precise modificar o número da regra de 500
para alguma outra. Se modificar a porta de 2508 para algum outro valor
não esqueça de modificar também em /usr/local/etc/trackerd.conf

10. Feito tudo isso rode um
/usr/local/etc/trackerd start
Para iniciar o daemon. Dois processos trackerd devem ser criados. Para
parar é só rodar um /usr/local/etc/trackerd stop .
Se o daemon não subir tente rodar ele da linha de comando e observe
alguma mensagem de erro.

11. Após inicializar o daemon trackerd você pode realizar consultas no
banco de dados para obversar o uso da sua rede. Existem dois exemplos de
consultas no diretório sw/SQL .

Por favor, qualquer problema me avisem para que possa resolvê-lo.
Muitíssimo obrigado a todos que se dispuserem a testar especialmente ao
Marcus que já me deu um feedback a respeito de problemas na instalação.

Otacílio