[GTER] Duvida sobre ospf

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Fri Oct 16 10:51:31 -03 2009

Deixa eu tentar entender o que você quer fazer:

Uma rota X recebida no R1 via R2(ospf) não deve ser anunciada pelo R1 para o
R3 via OSPF.

Está certo isto ?

Se for isto, a única solução que vejo é utilizar sumarização de rotas no
OSPF. Mas mesmo assim não será uma rota default e sim uma rota sumarizada
que será enviada para o R3.

A solução que você quer não é permitida pois você não consegue filtrar o
flood(LSAs)*. Se a rota em questão for uma rota do tipo externo você pode
usar uma área do tipo stub e suprimir as rotas sumarizadas. Mas se ela for
uma rota OSPF, ela vai chegar no R3. O que pode ser feito é uma política
para não instalar ela na RIB no R3. Mas eu não sei se o Quagua permite isto.

* Não conheço detalhes do Quagua. Não sei se ele tem alguma tipo de
configuração que permita fazer isto.

[]s
./diogo -montagner