[GTER] Problema ao resolver nomes sob autoridade de ns.igempresas.ig.com.br

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Wed Oct 14 14:18:12 -03 2009

Olá,

Eu gostaria de saber de vocês o que acham da minha idéia:

Por mais que provemos um bom serviços a nossos clientes, que façamos a boa
manutenção de nossos serviços, tudo cai por terra quando outras redes e AS
não fazem a parte deles. É importante para o bom funcionamento da internet a
cooperação solícita e mútua de empresas até rivais no segmento.

Em casos como esses do iG Empresas, em que alguns ISPs não conseguem trocar
dados com eles, os clientes institivamente culpam o ISP que provê o acesso a
eles e não o real causador do problema. E na percepção do cliente, é até
lógica a conclusão: 'Mas quando me conecto pelo computador da minha casa,
tudo funciona. Só aqui na internet do trabalho que não funciona.'

Eu estava pensando que seria interessante nas situações em que uma empresa
que é o destino de tráfego de dados (HTTP, e-mail etc.) romper a
conectividade e não colaborar na solução do problema, que todos nós que
estivermos afetados pelo problema façamos um dossiê colaborativo (talvez até
um wiki) explicando didaticamente o problema, indexando com data e hora
todas as tentativas de contato com a empresa problemática na solução de
problema e socializar com nossos clientes 'reclamões'.

Ou seja, quando o cliente tentar acessar, como nesse caso, um site hospedado
no iG Empresas e que não é possível resolver o host por falta de
cooperatividade por parte do iG Empresas, que seja apresentado ao cliente o
dossiê caso ele reclame no SAC ou até seja direcionado para uma URL contendo
o dossiê automaticamente na tentativa frustrada de acesso.

Eu creio que isso reafirmaria a transparência na relação com nossos
clientes, reduziria a carga de culpa que recebemos por falhas que não são
nossas e ainda colocaria nossa massa de clientes junto conosco fazendo coro
e pressão para que os reais responsáveis pela solução do problema tomem
providências.

E aí, o que acham?

Atenciosamente,

Kurt Kraut (listas at kurtkraut.net)