[GTER] Quanto custa um DDoS?

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Sat Oct 10 18:50:31 -03 2009

Danton Nunes wrote:

> conversinha interessante, essa! ;-)

Os 'donos' de botnets, usam a tecnica da vaca com o Zombie, aproveitam
tudo, ate o mugido :-)..

Usam licensa do windows, dados de banco do sujeito, e o escambau, de
quem foi infectado.

Dividem as botnets em pools de acordo com banda e latencia.
Determinados grupos, passam a ser usados para spam, outros para ataques
de DDoS pequenos, outros maiores, e por ai vai :-)..
(nao precisa 'muito' para derrubar certos servidores/servicos, o Roland
fez uma analise recente dos causos la da Coreia, os tamanhos dos ataques
la, voces tem que reconhecer, eram bem pequenos, comparado com o que se
ve todo o tempo no .br)
http://www.ausnog.net/files/ausnog-03/presentations/ausnog03-dobbins-rokusaddos.pdf

O termo botconomics, fala um pouco das 'motivacoes' de hoje em dia :-)..
Money is king !

http://lacnic.net/documentos/lacnicxi/presentaciones/Botconomics.ppt

A BBC teve um programa sobre o assunto, este ano..
http://news.bbc.co.uk/2/hi/programmes/click_online/7932816.stm
Acho que eles chegaram a alugar uma botnet de 30k zombies..

#include <disclaimer> eu e o Kleber somos da Arbor..