[GTER] confiabilidade de email

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Mon Oct 5 17:02:32 -03 2009

On Mon, 5 Oct 2009, "Julião Braga (Pegasus)" wrote:

> Sim, nesse aspecto, sem dúvida. Mas, não se trata de mudanças no SMTP.
> Boa parte dos administradores usa "greylist". Quase a totalidade
> pesquisa RBLs. Somente para citar exemplos. Outros, bases de dados de
> malware e, assim vai (SpamAssassin, amavis-new, rotinas proprietárias,
> etc.). A procura é sempre por alternativas automáticas, NO cliente. Em
> alguns casos, são eficientes mas, constantemente, muitos *falsos positivos*.

proponho quebrar esta thread em duas, uma com o título original, em que o
objetivo é tentar criar um procedimento de avaliação da confiabilidade (no
sentido do MIL-HDBK-217) e outra na discussão dos artefatos anti-spam. eu
quero focar a discussão na thread original nesse negócio de aferir o
quanto email é confiável, ou seja, dado um intervalo de tempo após a
mensagem sair do cliente remetente, qual a chance dela chegar com sucesso
ao destino?

já vimos que há erros 'barulhentos' e 'silenciosos' e que os últimos é que
causam problemas, pois acreditamos que a mensagem foi recebida e de fato
ela sumiu no caminho. então os erros silenciosos é que devem ser a nossa
preocupação e a pergunta original se reformula em 'qual a chance de
ocorrer um erro silencioso ao enviar uma mensagem'.