[GTER] confiabilidade de email

Daniel Bastos dbastos+0 at toledo.com
Sat Oct 3 20:33:31 -03 2009

In article <Pine.LNX.4.60.0910012012350.7138 at newquantum.inexo.com.br>,
Danton Nunes wrote:

> On Thu, 1 Oct 2009, Henrique de Moraes Holschuh wrote:

> [o] pior caso é a falha silenciosa. de fato, nem sei se consideramos
> como falha um erro notificado, já que o protocolo foi cumprido à
> risca, ou seja, de um jeito ou de outro a coisa funcionou. é a falha
> não notificada que pode trazer prejuízos sérios.

(*) Sobre o protocolo

SMTP não permite a falha silenciosa. Logo, a probabilidade de uma
mensagem não estar na íntegra em qualquer sistema é zero, se computada
em função do protocolo apenas. Implementações SMTP, todavia, pecam por
seus erros. Então uma função apenas com respeito ao protocolo em si
não é interessante.

(*) Perdas de dados

É preciso descobrir as má implementações e conhecer as condições em
que elas geram uma perda. Daí podemos computar quão frequente essas
condições são e quão provável tais condições são. Isso responde a
probabilidade quanto a perda de dados em função do software SMTP.

Eu espero, entretanto, que o mais provável seja que as perdas resultem
de falhas de disco de dados ou falhas dos controladores de disco (como
o sistema operacional), já que considero o software SMTP em si como
mais próximo de perfeição do que um kernel, por exemplo, e certamente
ambos são potencialmente mais próximos de perfeição do qualquer
hardware --- por mais perfeito que seja um computador, de um ponto de
vista eletrônico, se ele vive próximo a uma fogueira, de nada adianta
sua perfeição eletrônica.

(*) Atrasos

Para o mero atraso, basta definir o que é um atraso e avaliar os
cabeçalhos ``Received'' em mensagens, assumindo que os SMTP-softwares
estão aptos a computar datas a qualquer custo.

(*) Idéias

Para atraso, pode-se pensar em vascular arquivos de listas discussões
ao redor do mundo, olhando os cabeçalhos das mensagens, anotando sobre
atrasos entre cada dois computadores SMTP.

Para a perda de dados, acho que seria necessário fazer no estilo Cliff
Stoll --- veja abaixo ---, mas aí é preciso escolher rotas sensatas ao
problema, e um novo problema aparece.

   ``I sent e-mail to myself from five different remote accounts. Most
  letters arrived within two hours ... I discovered that five messages
  never made it. Three of them bounced, due to network problems or
  crashed computers along the way. The other two? Swallowed by the
  electronic abyss.'' Cliff Stoll, Silicon Snake Oil

  http://cr.yp.to/maildisasters.html