[GTER] RES: RES: greylist: usar ou não usar, eis a questão

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Fri Oct 2 12:36:24 -03 2009

On Thu, 1 Oct 2009, Cleber - Listas wrote:

> Danton,
> Como é por dominio, se for 2 RCPT do mesmo dominio e o mesmo não tiver
> greylist passa.
> Mas se por ventura ocorrer 2 RCPT de dominios diferentes do mesmo servidor,
> não sei lhe dizer a regra, vou verificar e testar, porém, acredito que seja
> dificil ocorrer.

sim, eu pensava em domínios diferentes. há MTAs que são bastante espertas,
especialmente quando tratam de listas, que agrupam os destinatários por IP
do MX, de modo que não é de todo improvável que você receba dois RCPTs na
mesma mensagem para domínios diferentes, mas mesmo que fosse do mesmo
domínio, você pode pensar em granularizar ainda mais as regras e deixar
que cada usuário decida se vai usar a geladeira ou não. de qualquer jeito
não vai contra a RFC-2821/2822 ter RCPTs para domínios diferentes, porisso
é bom estar preparado.

creio que a solução para esse caso é dar resposta OK para o RCPT que não
exige greylisting e erro temporário para o que exige e não tem registro
dessa conexão. O MTA de origem deve ser esperto suficiente (sendmail é,
verifiquei isso) para remover da lista os destinatários que deram OK.

o mesmo fenômeno acontece quando uma mensagem vai para dois destinatários
do mesmo domínio, sendo que (remetente,destinatário1,IP) já está liberado
mas (remetente,destinatário2,IP) não está. tudo é tratado como duas
entregas diferentes, só que no mesmo transporte. (no caso que vi era
sendmail com milter-greylist). nessas horas a gente tem que tirar o chapéu
o IETF!