[GTER] greylist: usar ou não usar, eis a questão

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Thu Oct 1 14:53:36 -03 2009

Rejaine Monteiro wrote:
> quantos de vocês utilizam greylist como técnica de combate ao spam?
> tenho utilizado com sucesso durante muito tempo, porém volta e meia me
> deparo com reclamações de usuários a respeito de um outro outro email
> que 'não chega' ...

Primeiro, saiba exatamente porque quer usar o greylist.

Se decidir que é para evitar os bots que tentam uma vez e depois somem,
o jeito certo é nunca bloquear quem você tem razões para acreditar que
iria fazer um retry:

http://blog.fastmail.fm/2006/08/07/more-greylisting-details/

Se é para deixar a entrega lenta, não só para bloquear quem não faz
retry, mas também para aumentar as chances de um SPAM ter sido marcado
em alguma blacklist ou base de assinaturas, então use o greylist
tradicional mesmo e use 1 hora para retry.   Neste caso, recomendo que
dê um jeito de ter o greylist aplicado baseado nas preferências dos seus
usuários, para aqueles que precisam de latências de recebimento menores
poderem desativar o greylisting.

Projetos Especiais
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.