[GTER] greylist: usar ou n?o usar, eis a quest?o

Mauro Cleffs Figueiredo mcleffs at concordia.psi.br
Thu Oct 1 10:33:53 -03 2009

Danton Nunes escreveu:

> e ainda pode acrescentar outros critérios, p.ex. se passou no teste de
> SPF ou DKIM, não vai para a geladeira.
>
> a única coisa que eu não gosto no greylisting é o fato de ser statefull,
> isto é, você precisa manter uma base de dados de conexões recentes.

Bom dia.

Aqui usamos greylisting a alguns anos e realmente faz muita diferença!

Nosso tempo de geladeira é de 2 minutos (achei 15 segundos muito pouco
tempo...) e 8 dias para o endereço ficar na whitelist.

Não tenho tido problemas. E as reclamações foram muito poucas no início...

Servidores mal-configurados, que somente re-enviam a mensagem em 12 ou
24 horas, sempre vão existir (infelizmente!). Mas nesse caso é melhor
cadastrá-los na Whitelist e pronto.

--
[]'s, Mauro Cleffs Figueiredo
Interline Provedora de Internet Ltda