[GTER] greylist: usar ou n?o usar, eis a quest?o

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Thu Oct 1 10:48:44 -03 2009

Prezada Rejaine,

So' para reativar a discussao: acho que a questao de "atraso x
beneficio" do greylisting vai depender MUITO do ambiente. Como voce viu,
nao e' incomum emails perfeitamente legitimos atrasarem quase 24h; numa
faculdade ou orgao publico equivalente, isso pode ser aceitavel. Em
uma empresa, perde-se facilmente um negocio por causa disso, o que pode
custar bastante caro. E o que e' pior, trata-se de um atraso MUITO
dificil de explicar/justificar ("a gente sempre recusa a primeira vez
que o email tenta ser entregue porque pode ser um spam, e o servidor
deles demorou muito para tentar de novo" nao soa NADA bem).

Eu pessoalmente fiz uma serie de testes c/ greylisting e, em funcao dos
atrasos acima, resolvi NAO utilizar em producao. Atualmente, usando boas
regras de conexao no MTA (anti-slamming, recusa de entrega vinda de IP
sem reverso, etc) e um SpamAssassin com uma serie de customizacoes eu
consigo taxas de bloqueio da ordem de 97.5 a 99.5% (ou seja, de 0.5%
a 2.5% de falsos negativos), SEM falsos positivos.

Para um usuario que dependa do email para trabalhar, e' muito melhor
receber 10 SPAMs por dia do que deixar de receber (ou receber no dia
seguinte) um email legitimo por ano.

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)