[GTER] Host da Locaweb sendo usado para ataques

Provedor Bogus provedorbogus at gmail.com
Sun Nov 29 00:32:50 -02 2009

Caros,

Desculpem a demora. Estive /away.
Otávio, obrigado pela dica e pela gentileza. Devia ter feito isso, mas,
fiquei com receio de não lerem os e-mails do "abuse". Isso não é incomum.

Antonio, Julio, Juliano, o ataque veio pela Intelig na forma de pacotes UDP
de 1008 bytes, ou seja, sem pedido de resposta, apenas flood puro.
A operadora tem blackhole via BGP, então, é tranquilo mas bloqueia só o
destino.
Aliás, as operadoras deveriam ter capacidade (na verdade é vontade) de
bloquear origem.

Acho que nenhum provedor/IDC quer ter seus links usados para esse tipo de
coisa. Seria bom que existisse uma mailbox "urgent at provedor" para que nós,
sysadmins, nos comunicassemos com mais rapidez. Acredito que a grande
maioria de nós têm um smartphone pra receber os e-mails do sistema de
monitoramento e os SMS das suas "crianças" que poderia ser usado pra isso
também. O chato seria receber um spam as 3:30 da madrugada ou um "aumente
seu pênis" bem na hora do motel né ? :-)

A propósito a Intelig estava ligando pra gente pra falar sobre bloqueio, ou
seja, eles tem alguma ferramenta pra detectar esse tipo de situação. Só não
sei qual seria a posição (deixar o pau comer, bloquear destino, desabilitar
porta, etc) deles caso não tivessem conseguido falar conosco.

Abraço !