[GTER] [OFF] Board Alix

Paulo Fragoso paulo at nlink.com.br
Mon Nov 23 14:52:22 -02 2009

Utilizamos pra valer Alix em nossa rede de rádio, no momento estamos
importando de www.mini-box.com, conheci estas placas através de Bruno da
Cefide. Hoje estamos cadastrados no Siscomex (Radar) para poder importar.

Você pode comprar pequenas quantidades como pessoa física, mas sem
colocar endereço de empresa e nenhuma menção a pessoa jurídica e nem
universidades.

As maiores vantages em relação aos PCs comuns são:
- Baixo consumo;
- Cunjunto placa mãe+processador extremamente estável;
- Maior estabilidade e durabilidade da alimentação, uma fonte padrão de
12V resolve, sem nenhuma conversão para ATX;
- Tamanho.

As maiores vantagens em relação às mini-itx são:
- Maior estabilidade e durabilidade da alimentação, uma fonte padrão de
12V resolve, sem nenhuma conversão para ATX;
- O tamanho é menor que a maioria das placas mini-itx.
- Possuem 02 slots mini-pci enquanto a maioria das mini-itx têm apenas
01 slot PCI ou PCI-e;

As maiores vantagens em relação às routerboards são:
- Total compatibilidade com a arquitetura i386, roda FreeBSD, OpenBSD,
Linux, FreeDOS, Windows XP, etc, sem muito esforço;
- Duram mais e apresentam menos defeitos de fabricação que as RouterBoards;
- Têm 256MB de RAM;
- O sistema operacional pode ocupar qualquer tamanho, vai depender
apenas da CF adquirida a parte;
- Possuem hardware criptográfico, liberando o processador das contas de
números primos e a matemática envolvida com o OpenSSL e OpenSSH:

$ openssl engine -vvv -c -t
(cryptodev) BSD cryptodev engine
 *[RSA, DSA, DH, AES-128-CBC]*
     [ available ]

Só vejo desvantagem para quem vai utilizar o Mikrotik, neste caso sai
mais barato uma RB433 com o Mikrotik já instalado, acima disso as Alixes
começam a apresentar preço igual ou melhor.

Paulo.