[GTER] SQUID squid-3.1.0.14 + TPROXY

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Mon Nov 23 10:51:59 -02 2009

> Voce vai criar 4 caches em disco, porem eles podem ser compartilhados
> entre si e podem ter objetos distintos, por exemplo, voce pode usar como
> ponto de partida as confs desse artigo que esta postado em alguns forums e
> portais:
>
> http://www.jorgefernando.eti.br/index.php?option=com_content&view=article&id=44:squid-instancias&catid=36:servicos&Itemid=55
>
> Abs!

No squid vocês tem que avaliar duas coisas, o uso de cpu (e ai pode-se
criar/utilizar mais instâncias para o melhor aproveitamento do hardware) e o
uso dos discos...

Quanto maior o número de processos acessando os mesmos discos, pior será o
resultado, e o mesmo se você tem uma _grande_ quantidade de usuários
(imagine 3000 usuários lendo diversos arquivos pequenos em um único disco...
fail !).

Melhorem a capacidade de io (para leitura de dados) dos seus sistemas e em
alguns casos nem multiplas instâncias é necessário.

Não é nem pela questão de capacidade, mas quantos mais discos vocês puderem
ter trabalhando no cache, melhor:

http://wiki.squid-cache.org/BestOsForSquid

O ZFS, em especial, tem sido muito recomendado para uso no squid (vi cases
com mais de 40 discos com taxas de transferência - para leitura - de deixar
qualquer ssd envergonhado...).

Att.,
Luiz