[GTER] RES: Spam e Virus from Locaweb

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Nov 19 14:35:21 -02 2009

On Wed, 18 Nov 2009, Andre Ramoni wrote:

> Foi publicada uma "norma" para email marketing no brasil.
> Serve para amparar os provedores para justamente forcar as boas praticas aos seus clientes:
>
> http://www.cgi.br/publicacoes/documentacao/cod-autoreg-email-marketing.htm

eu não reconheço a validade deste código e tenho tratado como spam (lista
negra indelével) muita coisa que se enquadraria nela. participei de uma ou
duas reuniões onde este documento foi elaborado e cheguei a conclusão de
que se trata de raposas escrevendo uma norma de segurança de galinheiros.

o problema é a definição muito vaga de soft-opt-in. quem define se duas
pessoas tem um relacionamento? moramos todos no mesmo planeta, será que
isto é um relacionamento? B é um cliente prospectivo de A, isto é um
relacionamento?

basicamente, apesar de todo mambo-jambo soando em contrário, ele prevê
mesmo uma política de opt-out, que sabemos que é furada. a única política
aceitável para listas é opt-in estrito, ou seja, você assina a lista e
recebe e-mail. sem concessões.