[GTER] Spam e Virus from Locaweb

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Nov 19 10:25:52 -02 2009

On Wed, 18 Nov 2009, Otávio Fernandes wrote:

> Sim, seria. Porem, uma medida como esta traria um impacto muito grande
> para a nossa estrutura de suporte técnico e para os nossos clientes, a
> grande maioria deles faz um uso errado desta porta para tarefas do
> normais do dia-a-dia. Porem, não impede que seja feito, só implica que
> nós tenhamos um cuidado muito grande antes de qualquer ação, a qual,
> impactaria 350 mil domínios. Esta idéia está sob análise e existe uma
> chance muito grande de ser aplicada em breve.

este é um problema de ovo-e-galinha que vem se arrastando por quase uma
década. o bloqueio de tcp/25 e a exigência de autenticação na submissão de
mensagems (pela porta tcp/587 que é especificamente designada para isto)
são as medidas mais efetivas que existem para acabar com o spam. em
resumo, se trata de matar a cobra ainda no ninho.

> Em Email Compartilhado nós estamos fazendo parte do CGI.br com foco de
> não fazer mais uso da porta 25 para clientes de email, somente
> servidores, atualmente nós estamos notificando os clientes, em breve
> nós começamos a bloquer, mas é sempre muito gradual, passo-a-passo.

essa gradualidade está gradual demais. não estou falando especificamente
da locaweb, mas em geral. Maquiavel dizia que quando temos que fazer uma
maldade é bom que a façamos de uma vez. Bondades podem ser aos poucos...