[GTER] Com squid consumo + banda que sem squid

Eduardo Meyer dudu.meyer at gmail.com
Thu Nov 12 10:15:57 -02 2009

senhores

tenho um problema e ainda nao consegui muita ajuda ou acoes de
contorno, e nao sei se sou apenas eu com esse problema

meu squid esta atuando como um tiro no pé na minha configuração atual
no que diz respeito a consumo de banda

coloquei o squid no gateway dos usuarios/clientes e ele consome toda a
banda possivel, na verdade consome os 40 megas de banda que tenho e
não entrega mais que isso

meu setup é bem simples

internet <=> (em0)[ freebsd squid ](em1) <=> clientes

estou medindo de forma simples, cacti na em0 e na em1

quando ativo squid a em0 vai pra 40mbps e a em1 fica em 34

quando desligo squid a em0 fica em 34 e a em1 em 34 tambem (o que é o normal)

alem de não estar economizando banda, o fato do squid ir pra internet
sem controle de banda esta fazendo ele detonar a banda disponivel
quando ligo squid o grafico fica uma linha reta em 40mb na interface
externa

o controle de banda dos clientes acontece antes de chegar no squid/freebsd

vejam meu .conf:

-------------------------------------
snmp_port 3401
acl snmp snmp_community comunidadeteste
snmp_access allow snmp
snmp_incoming_address 0.0.0.0
snmp_outgoing_address 255.255.255.255

acl all src 0.0.0.0/0.0.0.0
acl redes src "/usr/local/etc/squid/minharede"
acl manager proto cache_object
acl localhost src 127.0.0.1/255.255.255.255
acl SSL_ports port 443 563
acl Safe_ports port 21 80 443 563 70 210 280 488 59 777 901 1025-65535
acl purge method PURGE
acl CONNECT method CONNECT

http_access allow manager localhost
http_access deny manager
http_access allow purge localhost
http_access deny purge
http_access deny !Safe_ports
http_access deny CONNECT !SSL_ports
http_access allow localhost
http_access allow redes
http_access deny all

http_port 3128 transparent tproxy

visible_hostname proxy

cache_mem 128 MB

maximum_object_size_in_memory 1024 KB
maximum_object_size 4 GB
minimum_object_size 0 KB

cache_swap_low 90
cache_swap_high 95

cache_dir aufs /squid/cache/aufs 100000 64 256
# maquina reaproveitada

cache_access_log /usr/local/squid/logs/access.log
cache_log none #/usr/local/squid/logs/cache.log
cache_store_log none #/usr/local/squid/logs/store.log

# Cache youtube
#refresh_pattern -i \.flv$ 10080 90% 999999 ignore-no-cache
override-expire ignore-private
#
#refresh_pattern -i (/cgi-bin/|\?) 0 0% 0
#refresh_pattern -i exe$ 0 50% 999999
#refresh_pattern -i zip$ 0 50% 999999
#refresh_pattern -i tar\.gz$ 0 50% 999999
#refresh_pattern -i tgz$ 0 50% 999999
refresh_pattern ^ftp: 15 20% 2280
refresh_pattern ^gopher: 15 0% 2280
refresh_pattern . 15 20% 2280

# Apparently youtube.com use 'Range' requests
# - not seen, but presumably when a video is stopped for a long while
then resumed, (or fast-forwarded)
# - convert range requests into a full-file request, so squid can cache it
# NP: BUT slows down their _first_ load time.
quick_abort_min -1 KB
-------------------------------------

sei que não é importante, mas na verdade trata-se do LUSCA_HEAD-r14281 ok?

ja mudei de lusca pra squid30, e da na mesma. com ou sem tproxy da na mesma.

deve haver solucao, ou melhor uma causa do problema gerando este efeito

nao quero controlar banda da porta 80 (nao faz sentido)

peco que me ajudem resolver ou pelo menos entender

esta dificil justificar "la em casa" que com squid o consumo de banda
é maior que sem squid :-(

--
Eduardo Meyer
pessoal: dudu.meyer at gmail.com