[GTER] cabos de rede soldados

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Nov 3 09:33:56 -02 2009

Bruno L F Cabral wrote:

> eu _acho_ que ele estava sendo irônico, mas aprofundando o tema IPv4
>  é "tão ruim" que fazem uns dez anos que tentam convencer todo mundo
> a mudar para IPv6 e não conseguem ;-)

O pior é que não estava sendo irônico, mas queria me referir só ao
checksum do TCP e UDP (que não foi melhorado no IPv6!) e não ao TCP e ao
UDP em si.  Peço desculpas pela imprecisão.

Existem outros protocolos interessantes para substituir o TCP e o
UDP em aplicações *específicas*, SCTP e DCCP... mas não faço ideia se as
checksums foram corrigidas para serem mais fortes.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.